sábado, 28 de março de 2015

Mares da vida

As  faces de Deus
          Tania  Maria Esperon Porto

A natureza...
face visível de Deus:

A água, Sua lágrima
A terra, Seu contato
A flor, Seu perfume.

O mar, Sua onda.
Os pássaros, Suas asas
A criatura, Sua inspiração
A luz, Sua energia
A noite, Sua calma.

E o homem ...
a (im)perfeição de uma vida perfeita.


O mar   

Tânia M. E. Porto  (Cassino/RG, fev 2005)

                                       
Mar forte, lindo e grande.
Mar que agita
mar que acalma.

Mar...
Mistério da vida que nenhuma palavra explica.
Mar que envolve crianças, pássaros
e casais de enamorados.

Mar infinito
Céu e mar infinitos
Infinitos que se encontram
infinitos que se penetram.

Mar
que abriga a vida
Mar
que é vida.
Vidas que vêm,
vidas que vão
nas ondas que cobrem crianças
e pássaros que por aqui passam.

Mar que escorre por entre a areia
banhando e lambendo tudo que encontra
Mar que envolve, cria, origina vida
num sopro constante do Criador.

Mar azul, verde, cinza...
não importa a cor,
não importa o sabor.

Mar forte e bravio.
Mar que penetra fundo em mim
como se quisesse me possuir.
 Mar(io) que já me possui




Ergui a ponta do chapéu   Tânia (Canasvieiras, Flopis, 12/08/2010)

Ergui aponta do chapéu e vi o mar

Tão lindo e tão profundo que me apaixonei.
Me apaixonei por suas águas calmas,
Contínuas e borbulhantes.

Me apaixonei por suas águas agitadas,
Fortes e tumultuadas
Ao farfalhar na areia.

Me apaixonei pelas idas e vindas
das ondas,
ora pequenas e ritmadas,ora grandes e descontroladas.

Hoje é  o mesmo mar de ontem
Mas é sempre tão diferente
 que me assusta pela sua grandeza.

Amanhã será o mesmo mar de hoje
Que me encanta e cativa pelas sua profundeza.

Mar inebriante
Mas cativante
Mar tão profundo
Que me faz ir fundo na vida

Ergui a ponta do chapéu e vi o mar
Vi o fundo do mar

Que me levou pra profundidade da vida



A poesia da VIDA:  dá licença Tania M.E Porto  (Ponta das Canas, Flopis, 26.04.2013)

 Dá licença de espiar com todo cuidado
 para o mar não se alterar

Dá licença de sentir a brisa na pele acariciar

e o balanço das ondas que os pés vêm beijar

Dá licença de ver o sol a brilhar na imensidão do azul do mar

Dá licença de ouvir as ondas quebrando nas conchas e areia do mar

Dá licença de admirar o voo da gaivota que mergulha para a comida encontrar

Dá licença de agradecer a DEUS que me permite 
ver, sentir, ouvir a vida que pulsa com todo seu esplendor na imensidão do mar
Dá licença de poder me aproveitar da poesia da vida 
que me dá o sol, o mar, a brisa e o pássaro para admirar.



Contigo e com o mar    Tana Porto (Pelotas, 13 /03/2005)


Nas minhas caminhadas

pelo mar
te encontrei

Tu que me acalma,
me inquieta,
e me encanta.

Tu que me agita,
me excita,
me ama.

Contigo me sinto
como uma ostra
que se abre para o mar.


Contigo me sinto
como a onda
que escorre por entre a areia.
num vai e vem
constante,
escaldante,
cortante.

Contigo sinto o mar.
Contigo vou ao mar.
Contigo amo o mar.







Nenhum comentário:

Postar um comentário